Como é o curso

O Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância é realizado numa parceria entre UFSC e UNIVIMA. As atividades presenciais com os estudantes são realizadas nos Pólos de oferta do curso, outras são realizadas na UFSC/SC e na UNIVIMA/MA como, por exemplo, Formação de tutores de professores.

Os Pólos têm uma infra-estrutura mínima que compreende: sala de vídeoconferência, sala de estudos, secretaria, Laboratório de Física, Laboratório de química, Laboratório de Biologia e Laboratório de informática.

Na execução, envolvemos professores, coordenadores de Pólo, Tutores Pólo e tutores à distância, além das equipes: ambiente virtual de aprendizagem (LAED), coordenação pedagógica, comissão de pesquisa e avaliação e secretaria.

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática atende aos princípios básicos das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de educação básica, tanto em seus aspectos legais, indicados nas resoluções e pareceres do MEC e da UFSC, quanto nos aspectos metodológicos e epistemológicos.

A relação teoria-prática e o princípio da ação-reflexão-ação estão presentes na formatação deste currículo e serão norteadores dos procedimentos metodológicos.

Ao longo dos semestres de formação, será fortemente estimulada e exercitada a pluralidade de métodos de ensino-aprendizagem de matemática e tecnologias, tanto nas dimensões cognitivas dos licenciandos quanto na projeção dos cenários mais adequados para o exercício docente, ainda na formação inicial; em particular, as contribuições de teor metodológico advindas da pesquisa em educação matemática, assim como os amplos estudos recentes sobre a aprendizagem colaborativa, as inteligências múltiplas, o diálogo entre saberes e culturas.

Perfil dos licenciados a serem formados

Os licenciados neste curso estarão preparados para o exercício da docência, objetivando uma aprendizagem significativa, ao aprofundamento de princípios e competências e ao confronto com a evolução do desenvolvimento do saber, bem como à iniciação em atividades de pesquisa.

Esses docentes poderão, assim, assegurar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio uma formação geral, a contextualização do saber e a compreensão das relações entre conhecimento científico, cultura e sociedade.


Universidade Federal de Santa Catarina Portal Educação a Distância UFSC Sistema Acadêmico de Graduação